Marajó

13:29
                     A ilha de Marajó é uma ilha brasileira do estado do Pará localizada na foz do rio Amazonas no arquipélago do Marajó.
                     Destaca-se pelos montes artificiais, nomeados "tesos", construídos ainda em seu passado pré-colombiano pelos índios locais. De acordo com relato de Sir Walter Raleigh, no século XVI a ilha era também chamada de Marinatambal pelos indígenas. Em tempos coloniais foi denominada como Ilha Grande de Joannes.
                      Com uma área de aproximadamente 40 100 km², é a maior ilha fluviomarinha do mundo. A cidade de Belém situa-se a Sudeste do canal que separa a ilha do continente. A maior ilha fluvial é a ilha do Bananal.
                      Durante o surto de gripe espanhola de 1918-1919, a ilha de Marajó foi a única área com uma população importante onde não se registraram casos da doença.
                      A ilha se destaca como o lugar de maior rebanho de búfalos do Brasil, cerca de 600 mil cabeças.
                      A proposição de decreto legislativo nº 2419 de 2002 dispõe sobre a realização de plebiscito para a criação do "Território Federal do Marajó". O referido projeto, em tramitação no Congresso Nacional, definiria que caso viesse a ser aprovado, os seguintes municípios do estado do Pará seriam desmembrados para constituir o Território Federal do Marajó: Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Cachoeira do Arari, Chaves, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Muaná, Ponta de Pedras,Salvaterra, Santa Cruz do Arari, S. Sebastião da Boa Vista e Soure.

Atualmente Temos :
Share |
Copyright Escola de Educação Tecnológica do Pará